segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Livraria/ Alfarrabista "Moreira da Costa" - A mais antiga do Porto

A Livraria “Moreira da Costa” é o alfarrabista mais antigo da cidade do Porto. Foi fundada em 1902 por José Moreira da Costa na antiga Travessa da Fábrica. Hoje em dia está no número 48 da Rua de Aviz.

Ângelo Miguel Carneiro é trineto do fundador, e actual gerente da “Moreira da Costa”. “A gerência da livraria chegou há oito anos atrás, foi uma aposta muito boa, a livraria passou a ter mais dinamização e eu comecei a por em prática as minhas ideias” afirma Miguel Carneiro, e fala no principal projecto para o futuro “ estamos a pensar abrir a cave ao público, porque a área de exposição que temos é muito pequena, e assim aumentava consideravelmente”.


Segundo o alfarrabista, não tem sido tarefa fácil garantir a sobrevivência da livraria “a baixa há quinze anos ou vinte era uma baixa viva, com pessoas a habitar, via-se muita gente, depois várias questões fizeram com que esta zona perdesse vida e levaram a um desgaste desta zona. E é difícil quando numa rua só há uma ou duas lojas abertas, e três fechadas”.

O segredo para manter o negócio é, para Miguel Carneiro, a “visão do que é o futuro”, visão de que resultou o processo de informatização dos serviços. “A nossa página está disponível na internet desde 1998, nós vamos comprando, vamos catalogando, e temos a discrição da obra: título, autor, preço, editora, data de edição, acima de tudo escolhemos as obras mais interessantes e pomos na internet, depois temos pesquisa por autor e por obra” explica o gerente da livraria/alfarrabista.
Miguel considera que se trata de uma fase transitória até os clientes voltarem ao estabelecimento, mas admite que “se não fosse a internet e os catálogos que editamos periodicamente, já tínhamos necessidade de ter fechado”.


Curiosidades da história da "Moreira da Costa"
Isabel Pereira T3 2º ano

Sem comentários:

Seguidores